terça-feira, 16 de novembro de 2010

Penso

Os profissionais com 'penso' sao raros e mais caros. Essa aconteceu de verdade. O patrao conversava com uma candidata a empregada doméstica. Lá pelas tantas o homem perguntou quanto ela queria ganhar. Sem pestanejar, a moça respondeu:

– "Depende, vai ser com 'penso' ou sem 'penso'?".

O sujeito nao entendeu e pediu que a mulher explicasse melhor. Ela entao colocou francamente os pingos nos is:

- "Com 'penso', significa que eu vou ter que escrever a lista de compras, decidir o que fazer para o jantar, e por aí vai. Sem 'penso', eu vou só receber e cumprir ordens. Vocês dizem o que eu tenho que fazer - e eu faço. Só tem uma coisa - com 'penso' é mais caro...".

Depois de ouvir essa história deliciosa, fiquei pensando nos executivos que eu conheço e principalmente nas pessoas que contratam essa gente. Todo e qualquer funcionário da área de marketing e propaganda deveria saber pensar, formular estratégias e tomar decisoes com base em conhecimentos técnicos e bom senso. Porém, por incrível que pareça, nem todo mundo tem essa capacidade.

O problema começa em casa, passa pelos colégios e depois prossegue nas universidades. Poucos pais e professores estao preocupados em estimular nossos jovens a pensar. Pior - tem muito chefe que prefere paus mandados a pessoas articuladas, porque esses podem expor as deficiências e desafiar a autoridade de quem está tranquilamente acomodado na sua zona de conforto particular.

É por isso que anda tao difícil achar profissionais com 'penso' em nosso mercado. É também por esse motivo que gente com 'penso' é bem mais cara...

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