Vocês acham que tá frio? O vídeo foi gravado em uma parte da região da Sibéria que fica na Rússia (existe uma parcela da região que fica no Cazaquistão). O vídeo não mostra ondas do mar congelando, até porque, esse fenômeno é bem difícil de acontecer. Basta observar que apenas os pólos costumam apresentar as águas dos oceanos congeladas. Em uma explicação rápida, a água doce congela a 0 ºC, enquanto a água salgada começa a congelar a partir de -20 ºC, porque o sal derrete o gelo.
O vídeo foi gravado no Lago Baikal, na parte russa da Sibéria. Ele é conhecido por ser o lago mais velho do mundo (estima-se que ele tenha se formado entre 20 e 25 milhões de anos atrás) e também o maior de água doce, concentrando 20% da água doce não congelada do planeta.
O fenômeno do congelamento é conhecido como ivu (quando as águas de um lago ou do mar congelam). As ondas, na verdade, são conhecidas como ondas de gelo (e acontecem quando lagos de água doce congelam).
O fenômeno ocorre quando, em dias frios, as “ondas” de água formadas na beira do lago congelam. Quando outras “ondas” conseguem passar pela barreira de gelo, elas automaticamente congelam quando entram em contato com o ar.
As imagens foram gravadas por um usuário chamado Shaik Shafi e publicado no final de abril de 2016. E, bem, durante o inverno, costuma fazer bastante frio na Rússia. Na região onde fica o lago, por exemplo, as temperatura costumam baixar até os -45 ºC e é bem comum o lago congelar.
No período em que o vídeo foi gravado, as temperaturas estavam bem “amenas”. Segundo um site de monitoramento de clima, no final de abril de 2016, mal fez frio. Na maior parte dos dias, as temperaturas foram positivas e costumaram variar entre 9 ºC e -5 ºC.
Vale lembrar que a região mais fria da Sibéria (onde realmente são registradas temperaturas abaixo dos -60 ºC) se encontra no leste da Rússia, bem longe do lago Baikal (quase 4 mil km de distância).
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário