sábado, 25 de fevereiro de 2012

GE lança projeto de biogás inédito no Brasil

 

 

A GE Energy, braço do segmento de energia do conglomerado americano, coloca em operação no mercado brasileiro um projeto pioneiro na América Latina cujo equipamento desenvolvido pela companhia utiliza biogás como combustível.

A iniciativa é voltada principalmente para unidades produtivas que geram resíduos orgânicos, que são transformados em energia elétrica e vapor através da tecnologia desenvolvida pela empresa americana.

Entre os benefícios, está a redução dos gastos com eletricidade e gás natural, além da diminuição da emissão de gás carbônico durante o processo produtivo.

O primeiro projeto de cogeração de energia a entrar em operação no mercado latino-americano foi instalado na fábrica da Bio Springer Brasil, especializada na produção de matéria-prima alimentícia à base de levedura, que fica na cidade de Valinhos, no interior de São Paulo.

A GE comercializa os equipamentos no mercado em conjunto com a empresa espanhola Lonjas, especializada em projetos de engenharia e construção para unidades produtivas e que é parceira da companhia no mercado europeu desde a década de 90.

O valor do contrato foi de US$ 500 mil (cerca de R$ 860 mil)."Temos uma expectativa muito grande com essa área pois o potencial com essa fonte de energia na América Latina é muito grande", afirma Wendell Oliveira, diretor executivo da divisão de motores a gás da GE.

A expectativa da GE é fechar mais três projetos de cogeração de energia a biogás até o meio desse ano. Além do mercado brasileiro, a companhia cita Chile e Colômbia como potenciais mercados para a iniciativa.

Por conta das diferentes demandas que podem surgir na área, a GE conta com um portfólio de cinco equipamentos cujas capacidades de geração de energia variam de 300 quilowatts a 9,5 megawatts (potência suficiente para abastecer uma cidade de 80 mil habitantes).

"A utilização de cada modelo depende da aplicação e tamanho do projeto", diz o diretor da GE.

Fonte: Fábio Suzuki BE (http://www.ecofidelidade.com.br/noticias.aspx?msgid=86)


http://lauropadilha.blogspot.com/2012/02/ge-lanca-projeto-de-biogas-inedito-no.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário