sexta-feira, 10 de maio de 2019

As esculturas hiper-realistas do australiano Ron Mueck

Ronaldo de Oliveira Mueck "Ron" Mueck (Melbourne1958) é um escultor //australiense hiper-realista que trabalha na Grã-Bretanha. Cresceu vendo os seus pais construírem brinquedos. A sua mãe fazia bonecos de pano e o seu pai brinquedos de barro. Segundo relatos, Mueck adquiriu esse perfeccionismo por causa de seu pai, que sempre exigia que fizesse tudo perfeito, inclusive pedindo para que refizesse.
No início de carreira, foi fabricante de marionetas e modelos para a televisão e filmes infantis, nomeadamente no filme Labyrinth.
As obras são incrivelmente realistas. Se não fosse o tamanho de suas esculturas, elas seriam facilmente confundidas com pessoas. Ou são muito grandes ou muito pequenas, jamais do tamanho humano. 
(Fonte https://pt.wikipedia.org/wiki/Ron_Mueck)















10 curiosidades sobre Ron Mueck, o criador de esculturas hiper-realistas


1-  Ron Mueck iniciou a carreira fazendo bonecos para filmes, programas de televisão e propagandas.
2-  Antes de suas esculturas ficarem famosas, ele fez parte da equipe que produzia os bonecos da série The Muppet Show (aquela do Gonzo e da Piggy).
3-  É dele a criação (e voz!) do monstro Ludo, personagem do filme Labirinto (1986) que tem o cantor David Bowie no elenco.
4-  A obra mais cara de Mueck, Big Baby, foi vendida em um leilão em 2011 por 1,3 milhão de doláres (mais de 3 milhões de reais).
5- A habilidade manual parece estar no DNA da família. Seu pai ganhava a vida fazendo brinquedos de madeira e a mãe, bonecas de pano.
6- Seu reconhecimento artístico aconteceu de forma inusitado. Durante as férias familiares, Mueck fez um dragão de areia para os filhos brincarem. Sua sogra, a artista plástica portuguesa Paula Rego ficou impressionada com o que viu e, tempos depois, encomendou a escultura de um Pinóquio para uma exposição.
7- O colecionador e galerista Charles Saatchi (também bastante conhecido por ser ex-marido da chef Nigella) se encantou com o nível de detalhes do Pinóquio e convenceu Mueck a investir na carreira de artista. Mais tarde, o boneco em questão foi vendido por 460 000 dólares.      
8-  O artista não fala enquanto produz e passa dias trabalhando sozinho, ouvindo apenas o barulho da rua ou do rádio (seus dois assistentes só aparecem quando o molde já está pronto).
9-  Mueck tem como referência para a criação de suas obras fotografias e imagens de livros. Apenas uma vez tentou contratar um modelo vivo. ”Achei intimidador ter outra pessoa (em meu estúdio) pedindo que me relacionasse com ela”, disse na ocasião.
10- A lista de materiais que descobre para recriar pessoas em suas esculturas inclui gesso utilizado para moldes dentários.
.
 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário