O assunto "Nazismo é e esquerda ou de direita" tomou conta dos meios políticos essa semana.
Na minha visão de história, não era nem de direita e nem de esquerda e sim um misto dos dois junto com um forte apelo ao eugenismo apoiado no totalitarismo.
Tanto o nazismo alemão quanto o fascismo italiano surgem após a Primeira Guerra Mundial, contra o socialismo marxista - que tinha sido vitorioso na Rússia na revolução de outubro de 1917 -, mas também contra o capitalismo liberal que existia na época. O nazismo tinha vertentes da direita e também da esquerda. O nazismo era claramente anticomunista, mas também era anticapitalista porque Hitler só aceitava uma economia capitalista que estivesse sob o poder do Estado mas de toda forma, o direito à propriedade privada era garantido dentro do Estado nazista se contrapondo ao socialismo.
Já o nome Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães fazia parte da propaganda do partido para atrair pessoas já que os trabalhadores formavam a base eleitoral do país e o "nacional" antes do "socialista" queria mostrar que o nacionalismo alemão comandaria uma nova forma de socialismo diferente daquele marxismo da URSS.
Os nazistas usavam o Estado para controlar a economia, mas nunca pensaram em socializar todos os bens. Na prática, eles não eram totalmente contra os liberais capitalistas, desde que eles fossem favoráveis aos verdadeiros alemães.
Um dos maiores especialistas contemporâneos em fascismo diz: “Por mais conveniente e instrutiva seja a distinção entre direita e esquerda no âmbito da política local, ela é amplamente irrelevante no tratamento dos movimentos revolucionários que moldaram o cenário internacional nos últimos 100 anos” (A. James Gregor, professor emérito da Universidade da Califórnia- Berkeley).
Nas fotos:
- Esse boton/broche da foto com os símbolos dos trabalhadores do campo e cidade mostra que eles seriam comandados por um poder supremo representado pela águia que segura ambos em cada asa. Se fosse para representá-los no poder seria aquele símbolo cruzado (a foice e o martelo um sobre o outro formando um x) comumente utilizado pela esquerda. O nazismo e o fascismo diziam que não existia a luta de classes - como defendia o socialismo - e, sim, uma luta a favor dos limites linguísticos e raciais. A frase cunhada "Tag Der Arbeit" (Dia do Trabalho) mostra que ela é um broche comemorativo ao dia do trabalho de 1934.
- Nota de 1.000 rublos emitida em 1917 pelo Governo Provisório da Rússia (antes de se tornar URSS) com suástica ao fundo.
- Calmuques, povo do Sul da Rússia, recrutados para o Exército Vermelho, exibindo a estrela comunista com suástica adicionada pelos governo bolchevique.
Como dá para perceber, Hitler copiou coisas além da cor vermelha dos socialistas. A suástica usada pelos Russos já existia em outros lugares do planeta com Índia e Egito mas o Nazismo buscou inspiração nos seus vizinhos russos para implantar com grande aceitação no seu regime.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário