São inúmeras
as reclamações da incompetência funcional dos Correios nos últimos 20 anos. Com
as redes sociais as reclamações ficaram mais claras e evidenciam o aparelhamento
feito por partidos políticos transformando aquela que era empresa modelo
nacional, num cabidão de empregos para captar dinheiro para as campanhas políticas
e para seus próprios bolsos.
Vou relatar
aqui 2 casos recentes que aconteceram comigo nos últimos meses e apenas esses,
pois de todos os casos foram os que mais me mostraram que não existe outra
forma de salvar esse empresa, que não seja a privatização ou a quebra do
monopólio que existe desde sua fundação em 1663.
Primeiro
caso:
Eu estava em
frente da minha residência (Bairro Oficinas) conversando com meu vizinho e mantive
todas as janelas e portas trancadas por ter acabado de cair uma enorme tempestade
na região, quando um motociclista dos Correios se aproximou da casa. Eu e o
vizinho estávamos há uns 5 metros do portão da minha residência, quando o
funcionário tirou um papel de dentro de uma bolsa e escreveu alguma coisa.
Ficamos observando e ele então subiu com a motocicleta na calçada e colocou na
caixa de coleta de correspondências, aquele papel que ele havia retirado da
bolsa. Rapidamente saiu do local pelo lado oposto de onde estávamos.
Imediatamente fui verificar o que era o tal papel. Minha surpresa! Era um aviso
de que ele, funcionário dos Correios, não havia encontrado ninguém na
residência, e que a encomenda que ele entregaria deveria ser retirada na
agência dos correios em no máximo 10 dias. Mostrei para meu vizinho que ficou
mais surpreso ainda, pois o funcionário não bateu palmas, não apertou a
campainha, não buzinou a moto, ou seja, não fez nem um esforço mínimo para
entregara encomenda e simplesmente deixou o aviso e foi embora. Absurdo, mas
aconteceu. Mas o pior veio na sequência. Moro no Bairro de Oficinas onde tem
uma agência de entregas e coletas de encomendas e no papel deixado pelo
funcionário, marcava que eu deveria ir a até uma agência dos correios no Bairro
de Uvaranas, distante dezena de quilômetros da minha residência e onde eu teria
que atravessar a cidade praticamente inteira para chegar. Pois bem: no papel
estava escrito que o horário de funcionamento daquela distante agência era das
9h às 16h. Fui até lá e para minha surpresa estava fechada e na porta um aviso
enorme confirmava o horário de atendimento que estava no papel, mas quando
cheguei eram 15h55min, cinco minutos antes, e eles já haviam fechado. Suspirei
fundo e fui embora achando que no outro dia eu resolveria tudo. Só que não.
Para não perder novamente a viagem, fui 11h para evitar surpresas. Chegando lá,
enfrentei uma fila daquelas que existem em todos os estabelecimento públicos e
com apenas 1 funcionário atendendo com a maior lerdeza que o serviço exigia, chegou
minha vez. Depois de alguns minutos de pesquisa no sistema, em alguns cadernos,
uma saída da cadeira até a parte interna da agência, ele retornou e com cara de
paisagem me informou que aquela encomenda não se encontrava naquela unidade de
Uvaranas e sim na de Oficinas. Vocês devem estar imaginando o que tive vontade
de falar para aquele ser inocente, mas não falei. Apenas perguntei para ele,
porque o incompetente do motoqueiro da empresa havia marcado que aquela
encomenda estava lá em Uvaranas não em Oficinas e a resposta dele foi que tem
acontecido com bastante frequência isso. Ou seja, tem um imbecis na rua fazendo
serviço porco e ninguém faz nada para resolver. Pedi ao funcionário então, que
escrevesse no papel que a encomenda não se encontrava na agência de Uvaranas e
sim na de Oficinas, porque imaginei que eu chegaria à outra agência e eles me
diriam que no papel estava escrito Uvaranas e que lá onde eu estava era a
agência de Oficinas. Atravessei a cidade novamente e fui até a agência de
Oficinas. Oba, agora está resolvido! Não, não está! Chegando à agência de Oficinas,
eram aproximadamente 12h15min, e a agência estava fechada. Na porta, um
bilhete enorme dizendo que o horário de funcionamento deles era da 10h às 17h e
como eu estava dentro do horário, tentei abrir a porta, mas estava trancada. Um
funcionário limpava uma calçada na frente da agência e então perguntei para ele
porque a agência estava fechada. A resposta foi que eles fecham às 12h para
almoço e retornam às 14h. Perguntei então porque no bilhete na porta não
informava que tinham 2h de almoço e ele respondeu que não existe esse intervalo
para almoço, mas que os funcionários por conta própria fecham a agência às 12h
e só retornam às 14h. Ou seja, uma festa esta empresa. Retornei às 15h e
finalmente consegui resgatar a encomenda e quando eu estava esperando para ser
atendido, uma senhora aos gritos chamava os Correios de todos os palavrões impublicáveis
possíveis, pois aconteceu com ela o mesmo que aconteceu comigo. Lamentável que
uma instituição desse porte tenha se transformado nisso.
Segundo
caso:
Efetuei uma
compra no exterior no dia 29 de novembro de 2017 e no dia 7 de dezembro já estava
no Brasil sendo verificada pela Receita Federal. Logo em seguida foi liberada
para os Correios para entrega. No dia 22 de janeiro de 2018, estava na agência
dos Correios de Curitiba com o seguinte aviso: Prazo de Entrega 40 dias. Hoje é
dia 29 de março de 2018 e os 40 dias já ficaram para trás faz tempo e até agora
nada da minha encomenda chegar. Resolvi então, reclamar na Ouvidoria dos
Correios. A resposta que recebi é que a Ouvidoria “não ouve” enquanto você não
passar pela experiência de ser atendido pelo serviço “Fale Conosco”. Tive que
protocolar uma reclamação, mas antes li o seguinte aviso:
Fale Conosco
|
5 dias úteis
|
Para respostas a reclamações e recorrências (recorrência é quando o
cliente não aceita a resposta à reclamação e solicita mais esclarecimentos).
|
Ouvidoria
|
30 dias
|
Conforme Instrução Normativa n.º 1/2014 da Ouvidoria-Geral da União.
|
Ou seja, o
Fale Conosco tem 5 dias úteis para me dizer alguma coisa e não estando
satisfeito, devo pegar o protocolo e ativar a Ouvidoria que poderá levar mais
30 dias para retornar. Pois bem, no dia 21 de março de 2018 protocolei a
reclamação no Fale Conosco e hoje dia 29 de março de 2018, 6 dias de protocolo,
não recebi informação nenhuma. Resolvi então, entrar na Ouvidoria, já que o
prazo de 5 dias já expirou. O sistema da Ouvidoria não aceita que eu cadastre
uma reclamação enquanto o Fale Conosco não retornar alguma informação, ou seja,
a Ouvidoria é uma enganação, não serve pra nada e eu fiquei numa roda viva, o
Fale Conosco não responde e a Ouvidoria não está nem aí.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário