quinta-feira, 29 de março de 2018

PORQUE A EMPRESA “CORREIOS” DEVE SER PRIVATIZADA!

São inúmeras as reclamações da incompetência funcional dos Correios nos últimos 20 anos. Com as redes sociais as reclamações ficaram mais claras e evidenciam o aparelhamento feito por partidos políticos transformando aquela que era empresa modelo nacional, num cabidão de empregos para captar dinheiro para as campanhas políticas e para seus próprios bolsos.

Vou relatar aqui 2 casos recentes que aconteceram comigo nos últimos meses e apenas esses, pois de todos os casos foram os que mais me mostraram que não existe outra forma de salvar esse empresa, que não seja a privatização ou a quebra do monopólio que existe desde sua fundação em 1663.




Primeiro caso:

Eu estava em frente da minha residência (Bairro Oficinas) conversando com meu vizinho e mantive todas as janelas e portas trancadas por ter acabado de cair uma enorme tempestade na região, quando um motociclista dos Correios se aproximou da casa. Eu e o vizinho estávamos há uns 5 metros do portão da minha residência, quando o funcionário tirou um papel de dentro de uma bolsa e escreveu alguma coisa. Ficamos observando e ele então subiu com a motocicleta na calçada e colocou na caixa de coleta de correspondências, aquele papel que ele havia retirado da bolsa. Rapidamente saiu do local pelo lado oposto de onde estávamos. Imediatamente fui verificar o que era o tal papel. Minha surpresa! Era um aviso de que ele, funcionário dos Correios, não havia encontrado ninguém na residência, e que a encomenda que ele entregaria deveria ser retirada na agência dos correios em no máximo 10 dias. Mostrei para meu vizinho que ficou mais surpreso ainda, pois o funcionário não bateu palmas, não apertou a campainha, não buzinou a moto, ou seja, não fez nem um esforço mínimo para entregara encomenda e simplesmente deixou o aviso e foi embora. Absurdo, mas aconteceu. Mas o pior veio na sequência. Moro no Bairro de Oficinas onde tem uma agência de entregas e coletas de encomendas e no papel deixado pelo funcionário, marcava que eu deveria ir a até uma agência dos correios no Bairro de Uvaranas, distante dezena de quilômetros da minha residência e onde eu teria que atravessar a cidade praticamente inteira para chegar. Pois bem: no papel estava escrito que o horário de funcionamento daquela distante agência era das 9h às 16h. Fui até lá e para minha surpresa estava fechada e na porta um aviso enorme confirmava o horário de atendimento que estava no papel, mas quando cheguei eram 15h55min, cinco minutos antes, e eles já haviam fechado. Suspirei fundo e fui embora achando que no outro dia eu resolveria tudo. Só que não. Para não perder novamente a viagem, fui 11h para evitar surpresas. Chegando lá, enfrentei uma fila daquelas que existem em todos os estabelecimento públicos e com apenas 1 funcionário atendendo com a maior lerdeza que o serviço exigia, chegou minha vez. Depois de alguns minutos de pesquisa no sistema, em alguns cadernos, uma saída da cadeira até a parte interna da agência, ele retornou e com cara de paisagem me informou que aquela encomenda não se encontrava naquela unidade de Uvaranas e sim na de Oficinas. Vocês devem estar imaginando o que tive vontade de falar para aquele ser inocente, mas não falei. Apenas perguntei para ele, porque o incompetente do motoqueiro da empresa havia marcado que aquela encomenda estava lá em Uvaranas não em Oficinas e a resposta dele foi que tem acontecido com bastante frequência isso. Ou seja, tem um imbecis na rua fazendo serviço porco e ninguém faz nada para resolver. Pedi ao funcionário então, que escrevesse no papel que a encomenda não se encontrava na agência de Uvaranas e sim na de Oficinas, porque imaginei que eu chegaria à outra agência e eles me diriam que no papel estava escrito Uvaranas e que lá onde eu estava era a agência de Oficinas. Atravessei a cidade novamente e fui até a agência de Oficinas. Oba, agora está resolvido! Não, não está! Chegando à agência de Oficinas, eram aproximadamente 12h15min, e a agência estava fechada. Na porta, um bilhete enorme dizendo que o horário de funcionamento deles era da 10h às 17h e como eu estava dentro do horário, tentei abrir a porta, mas estava trancada. Um funcionário limpava uma calçada na frente da agência e então perguntei para ele porque a agência estava fechada. A resposta foi que eles fecham às 12h para almoço e retornam às 14h. Perguntei então porque no bilhete na porta não informava que tinham 2h de almoço e ele respondeu que não existe esse intervalo para almoço, mas que os funcionários por conta própria fecham a agência às 12h e só retornam às 14h. Ou seja, uma festa esta empresa. Retornei às 15h e finalmente consegui resgatar a encomenda e quando eu estava esperando para ser atendido, uma senhora aos gritos chamava os Correios de todos os palavrões impublicáveis possíveis, pois aconteceu com ela o mesmo que aconteceu comigo. Lamentável que uma instituição desse porte tenha se transformado nisso.


Segundo caso:

Efetuei uma compra no exterior no dia 29 de novembro de 2017 e no dia 7 de dezembro já estava no Brasil sendo verificada pela Receita Federal. Logo em seguida foi liberada para os Correios para entrega. No dia 22 de janeiro de 2018, estava na agência dos Correios de Curitiba com o seguinte aviso: Prazo de Entrega 40 dias. Hoje é dia 29 de março de 2018 e os 40 dias já ficaram para trás faz tempo e até agora nada da minha encomenda chegar. Resolvi então, reclamar na Ouvidoria dos Correios. A resposta que recebi é que a Ouvidoria “não ouve” enquanto você não passar pela experiência de ser atendido pelo serviço “Fale Conosco”. Tive que protocolar uma reclamação, mas antes li o seguinte aviso: 
Fale     Conosco
                                 5 dias                  úteis
Para respostas a reclamações e recorrências (recorrência é quando o cliente não aceita a resposta à reclamação e solicita mais esclarecimentos).
Ouvidoria
       30 dias
Conforme Instrução Normativa n.º 1/2014 da Ouvidoria-Geral da União.
Ou seja, o Fale Conosco tem 5 dias úteis para me dizer alguma coisa e não estando satisfeito, devo pegar o protocolo e ativar a Ouvidoria que poderá levar mais 30 dias para retornar. Pois bem, no dia 21 de março de 2018 protocolei a reclamação no Fale Conosco e hoje dia 29 de março de 2018, 6 dias de protocolo, não recebi informação nenhuma. Resolvi então, entrar na Ouvidoria, já que o prazo de 5 dias já expirou. O sistema da Ouvidoria não aceita que eu cadastre uma reclamação enquanto o Fale Conosco não retornar alguma informação, ou seja, a Ouvidoria é uma enganação, não serve pra nada e eu fiquei numa roda viva, o Fale Conosco não responde e a Ouvidoria não está nem aí.

Precisa dizer mais alguma coisa sobre essa empresa INCOMPETENTE?.

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