sábado, 3 de julho de 2010

ENTRESSAFRA NO FUTEBOL MUNDIAL

Minha tese de que o FUTEBOL MUNDIAL passa por uma ENTRESSAFRA, está baseada nos times que participaram dessa edição, como Coréia do Norte, Grécia, Eslovênia, Nova Zelândia e Honduras e os que ficaram nas oitavas de final da Copa do Mundo como Coréia do Sul, Chile, Paraguai e depois os que passaram para as quartas como Uruguai, Gana e Paraguai. Em outras edições da competição tínhamos selecões fracas, mas nesta o número superou. Temos também o fato do time dos EUA ter decidido a Copa das Confederações com o Brasil.

Na Europa essa ENTRESSAFRA começou quando a Grécia ficou com o título de Campeão Europeu e na América do Sul quando o Paraguai liderou as eliminatórias.

Outros esportes passaram na história por ENTRESSAFRAS como o pugilismo na época do Mike Tayson, o tênis na época de Guga, o automobilismo na época de Schumacker, a ginástica depois de Martina, e outros esportes como golfe, atletismo e natação. A Alemanha percebeu esse momento e lançou novos jogadores, mesclando com nacionalizados como os jogadores da Polônia e Brasil, e possui a seleção mais forte dessa copa e mais jovem da sua história.

A Espanha virou sensação na Europa aproveitando a ENTRESSAFRA de grandes seleções como Itália, França e Inglaterra e na América do Sul o Brasil com um time MEDIOCRE "nadou de braçada" sobre os pobres "hermanos" e na Copa das Confederações por muito pouco não perde feio para os EUA que iniciaram o jogo com 2 x 0 sobre a equipe da geração Dunga II.

Assim como a Alemanha, o Brasil poderia ter escapado da ENTRESSAFRA se não tivesse optado por manter a limitada equipe. Faltou a visão que teve o técnico Alemão jogando com novas revelações. Dunga por arrogância, falta de inteligência ou visão, e por querer ser fiel aos jogadores que lhe ajudaram a conquistar a Copa América, Confederações e Eliminatórias, ou seja, levou os mais amigos e deixou de fora grandes revelações como Ganso e Neymar, Pato, Hernanes, Wellington Silva, Philippe Coutinho e nomes já renomados como Adriano Imperador e Ronaldinho Gaúcho que certamente jogariam muito mais bola que Grafitte, Julio Batista, Kléberson (que nem jogou), Josué e Luis Fabiano.

Portanto considero o grande culpado pela eliminação precoce da seleção, perdendo a chance nessa ENTRESSAFRA, o técnico Dunga que não aproveitou para RENOVAR o elenco, levando uma das seleções mais "idosas" de todos os tempos, diferente de outros técnicos brasileiros em outros tempos que tiveram a coragem de levar ainda muito jovens, jogadores como Ronaldinho (depois virou fenômeno) e Kaká, Robinho, Fred, Kleberson e Adriano, sem falar em seleções das primeiras décadas quando surgiu um menino chamado Pelé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário