quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

MILÃO SE PREPARA PARA GANHAR ‘TORRES-FLORESTA’

Em meio a edifícios urbanos, uma verdadeira floresta vertical, com centenas de árvores e milhares de arbustos. A ideia, que à primeira vista pode parecer utópica, está ganhando corpo em Milão, onde estão em construção as torres propostas pelo arquiteto italiano Stefano Boeri e por seus colegas Gianandrea Barreca e Giovanni La Varra, do escritório Boeri Studio.

Com 80 e 112 metros de altura, os dois edifícios habitacionais hospedarão 480 árvores de médio e grande porte (de 6 a 9 metros de altura), 250 árvores de pequenas dimensões, 11 mil espécies de forrações e 5 mil arbustos. Toda essa vegetação corresponde a 10 mil m² de floresta. A concretização do projeto exigiu dois anos de desenvolvimento, um trabalho conjunto entre arquitetos, engenheiros e botânicos.

Para que se tenha em mente sua complexidade, basta pensar que um apartamento no 20º andar poderá ter, em seu jardim, um carvalho de 9 metros de altura.

 

O incremento da biodiversidade pela criação de um ecossistema com diversos tipos de vegetação é, para Stefano Boeri, a principal virtude da proposta. “Este é um projeto-manifesto que pretende dar voz a uma visão menos antropocêntrica da realidade urbana em favor de uma maior biodiversidade e interação entre as espécies”, defende o arquiteto, acadêmico, ex-diretor da revista Domus e hoje à frente da revista Abitare.

Mas a “pele verde” dos edifícios promete diversas outras vantagens: protege da radiação solar, funciona como barreira contra a poluição acústica, filtra a poeira e restabelece a umidade do ar ao seu redor. O projeto se propõe, ainda, como um grande “outdoor ecológico”, segundo Boeri, “oferecendo um panorama mutante ao olhar da metrópole”. A seleção das espécies utilizadas foi feita conforme sua altura e posição nas fachadas, para que a aparência das torres se transforme ciclicamente, de acordo com as estações do ano.

A conclusão da obra está prevista para 2013. Enquanto isso, as plantas que serão inseridas nos edifícios estão sendo pré-cultivadas em viveiros, para que se adaptem às condições de que irão dispor quando estiverem implantadas. Espera-se que o projeto inspire o surgimento de novas “florestas verticais” mundo afora. (WINNIE BASTIAN)

* Matéria publicada em Casa Vogue # 318

 



http://casavogue.globo.com/arquitetura/milao-se-prepara-para-ganhar-torres-floresta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário