terça-feira, 30 de março de 2010

PV apoia postura do promotor Fuad Faraj

O Partido Verde do Paraná, que foi um poucos partidos políticos a divulgar nota de repúdio a respeito das denúncias dos diários secretos da Assembleia Legislativa e exigir uma investigação independente, manifesta apoio à postura do promotor de Justiça Fuad Faraj.
O promotor distribuiu ontem (dia 24) uma carta aberta onde critica o convite do presidente da Assembleia, deputado Nelson Justus (DEM), para que promotores participem da investigação interna da Casa de Leis que deve apurar as denúncias.
O ouvidor do PV, Rubens Hering, disse que a manifestação do promotor Faraj coincide com o pensar do partido. “Queremos manifestar nosso integral apoio à postura do promotor Fuad Faraj”. Hering lembra que a posição coincide com o pensar e as convicções do PV.
Na carta aberta, endereçada ao procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior, Faraj escreveu: “Nenhum membro do MP deve fazer parte da comissão de uma instituição que devemos investigar. Não podemos andar de mãos dados com um suspeito”. Faraj disse ainda: “É preciso deixar claro ao deputado Nelson Justus que o Ministério Público irá investigar a Asembleia Legislativa e não com a Assembleia”.

Nota de repúdio

No dia 17 de março, o PV divulgou uma nota de repúdio diante do escândalo na Assembleia revelados pela série Diários Secretos em reportagem especial do jornal Gazeta do Povo/RPCTV. As denúncias mostram graves indícios de atos de improbidade, desvios de recursos públicos, enriquecimento ilícito e falsidade ideológica.

Na nota, o PV exigiu o afastamento de todos os funcionários envolvidos no processo; a publicação imediata dos setores ou gabinetes da Assembleia onde estão ou estavam lotados funcionários “laranjas” e a contratação de uma empresa de auditoria externa e independente para apuração isenta dos fatos.

A seguir a íntegra da nota do PV de apoio ao promotor Fuad Faraj

O Partido Verde foi um dos poucos partidos políticos a se posicionar por meio de uma nota pública distribuída à imprensa, filiados e simpatizantes, e entregue ao presidente da Assembleia Legislativa,  repudiando os atos escandalosos praticados. O PV também discordou do encaminhamento da questão dada pela direção daquela Casa de Leis.
CPI é deputado investigando deputado e mais uma vez fadada a acabar em pizza como tantas passadas. Comissão Interna de Sindicância é auto-investigação inaceitável que certamente manterá os ilícitos como estão, ou seja, ocultos nos porões daquela casa. E seus envolvidos, continuarão impunes.
O que tem de acontecer na Assembleia Legislativa é a investigação independente do Ministério Público, da Receita Federal, da Polícia Federal e de auditorias independentes, que façam emergir e publicar tudo que for apurado, a bem da transparência e da justiça.
Hoje vemos na imprensa a manifestação do promotor Fuad Faraj que deseja colocar a ALEP na condição de investigada e não mais o inverso, de investigante,  como está por sua direção até aqui posto. Esse direcionamento coincide com o nosso pensar e convicções, pelo que queremos manifestar nosso integral apoio à postura do promotor Fuad Faraj já amplamente publicada e meritória de acolhimento por parte das instituições e da sociedade em geral.
Partido Verde do Paraná – Executiva Estadual.

Fonte: Secretaria de Comunicação do PV-PR

http://www.verde.org.br/detalhe_noticias.php?detalhe=513

Nenhum comentário:

Postar um comentário